Trabalho sobre o Imperialismo - O Imperialismo é filho da Industrialização
Trabalho pronto escolar de história sobre o Imperialismo.
Imperialismo é o domínio total de um país sobre outro, de uma área sobre outra, de um país sobre uma área, envolvendo o controle da economia, da sociedade, da política e da cultura.
A tendência é que a região dominada perca sua identidade e assuma a identidade do país colonizador. Ex.: na África: Política: não existiam Estados (países), ela era tribal. Uma tribo é definida como a região que possui pessoas que falam a mesma língua e os mesmos costumes. O Estado do homem branco é criado por linhas imaginárias e quando esse homem chega na África, vai impor seu modelo, acabando com o sistema tribal e criando Estados que separavam povos iguais e unia povos diferentes. Economia: antes da África ser colonizada, era autossuficiente, depois que foi colonizada, a África passou a ter vários problemas sociais e não se sustenta sozinha. Criou-se uma necessidade que não existia: necessidade de bicicletas e automóveis. Vai haver descaraterização dos povos: vão começar a usar roupas. Social: não existia propriedade privada, nem casamento, que vão passar a existir. Cultura: a cultura adotada passa a ser a do dominante. Vai ser abandonada a língua tribal e a imposição da língua do dominante.
"O Imperialismo é filho da industrialização" J. Ferry: a indústria (capitalismo industrial) produziu uma enorme quantidade de produtos, produziu um excedente enorme de dinheiro e esses dois fatores devem ser colocados a serviço da geração de mais dinheiro. Para isso, é necessário realizar a expansão, daí, o país imperialista é um país capitalista (quer expandir sua economia). "
------------------------------------------------
Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...