Trabalho sobre o Imperialismo

Trabalho pronto escolar de história sobre o Imperialismo.

 35
Trabalho sobre o Imperialismo

Política que tem por fim a formação e a manutenção de impérios. Foi um dos fatores decisivos na história antiga e moderna. Representa, politicamente, uma tentativa de unir diferentes nacionalidades ou grupos étnicos sob a direção de um governo que, pela extensão do seu território e riqueza dos seus recursos, forma um grande poder. Ideologicamente significa uma tentativa de justificar. a expansão imperial. A origem dos impérios deve ser procurada geralmente na conquista; sua manutenção, no exercício de um poder dominador; e sua justificativa, na capacidade real ou alegada do grupo conquistador ou imperial sobre os grupos conquistados ou colônias. Deste modo, a essência do imperialismo é o domínio de uma nação sobre outra ou outras. 

O termo tem, várias acepções e o conceito é muito controvertido. Desde a publicação, em 1902, do livro de J. A. Hobson, Imperialism (imperialismo), sobre os seus aspectos políticos e econômicos, o assunto tem sido discutido, principalmente pelos teóricos do marxismo, como Rosa Luxemburgo e Lenin, e pelos seus críticos modernos. 

Tudo isso tem facilitado o uso ideológico da palavra, tanto mais que a natureza da política imperialista é, muita vezes, difícil de descobrir-se. As múltiplas atividades políticas, financeiras, econômicas, técnicas e culturais de um Estado em outro, algumas vezes sutis ou ocultas, visam à criação de um ambiente de simpatia, amizade ou influência, mas podem, também, visar apenas a uma posição de controle político e econômico. O número das tentativas imperialistas que tiveram êxito é suficiente para mostrar que embora o termo, como foi aqui definido, date da última parte do séc. XIX, o fenômeno escrito é tão velho quanto a civilização, e que o imperialismo antigo e moderno têm em comum não apenas os meios, mas também muitos de seus fins. A palavra é usada, ainda, ocasionalmente, para denotar um sistema de governo baseado na coerção, no qual o imperador governa por uma espécie de direito divino, hereditário ou de sucessão pessoal. Proclamado O Brasil como Império e seu chefe real imperador, o que, implicitamente, envolvia a ideia de superioridade, foi a política brasileira no Uruguai censurada como intervencionista e imperialista por ensaístas do Rio da Prata. Nessa censura se incluía também o temor pelo expansionismo territorial e, recentemente, pelo predomínio econômico, o que não se verificou. 

----------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 5 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos