Trabalho sobre o Ciclo da Vida
Trabalho pronto escolar de biologia sobre o Ciclo da Vida.
Aparelho Reprodutor Masculino
Os espermatozoides (células reprodutoras) e a testosterona (hormônio sexual masculino) são produzidos por ação dos testículos, as duas glândulas sexuais que se alojam no escroto. A testosterona aparece em abundância na puberdade e provoca o crescimento dos órgãos sexuais, o fortalecimento de ossos e músculos, o alargamento das cordas vocais (engrossamento da voz) e o surgimento dos pelos no corpo.
O desenvolvimento das células do esperma requer uma temperatura de cerca de 35 graus centígrados, atingida pelo fato de estas células estarem no escroto, separadas das partes mais quentes do corpo. O duto deferente, que percorre a cavidade pélvica e atravessa a parede abdominal, conduz os espermatozoides para a uretra, que desemboca no duto ejaculador.
Nessa fase, as secreções da glândula prostática (ou próstata) e das vesículas seminais são adicionadas ao espermatozoide, formando o sêmen (ou esperma). A uretra atravessa duas estruturas diferentes: a próstata, a camada fibromuscular (diafragma urogenital) e, na sua porção distal, é envolvida pelo corpo esponjoso do pênis.
Esterilidade masculina
A esterilidade masculina pode ter origem na obstrução das vias espermáticas, na falta de produção de espermatozoides ou mesmo na baixa produção desses gametas, além de outros fatores.
A incapacidade de produzir espermatozoides pode ser provocada pela exposição a raios X, carência de vitamina E, intoxicação, álcool, inflamação dos testículos ou temperatura elevada destes, quando localizados fora do escroto; este, pelo fato de localizar-se fora do corpo, mantém mais baixa a temperatura dos testículos, condição necessária para a produção dos
gametas masculinos.Aparelho Reprodutor Feminino
É formado pela vulva, vagina, útero, ovários e mamas. A vulva é o conjunto dos órgãos genitais externos da mulher. A vagina é um canal com revestimento fibromuscular, pelo qual escoa a menstruação. Também recebe o sêmen e, no parto, leva o bebê do útero ao exterior. O útero é dividido em duas partes: o colo, localizado no alto da vagina; e o corpo, no interior da pélvis, que dá origem à menstruação e abriga o feto. O ovário produz os óvulos e secreta os hormônios estrógeno e progesterona. O estrógeno é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (crescimento da mama, alargamento dos quadris, aparecimento de pelos pubianos).
Esterilidade feminina
A esterilidade feminina pode ser causada por mal formação dos órgãos sexuais, que dificultam a chegada dos espermatozoides nas trompas, falta de ovulação, obstrução simultânea das trompas devido a uma cicatrização anormal proveniente de lesões, rejeição do muco uterino aos espermatozoides etc.
----------------------------------------------------
Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word, PDF, HTML ou outro para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...