Trabalho sobre Infecções Gonocócicas
Trabalho pronto de biologia sobre infecções gonocócicas.
Infecções Gonocócicas ocasionadas pelo gonococo descrito por Neisser em 1879 ( Neisseria Gonorrhoerae ) localizam-se preferencialmente na uretra tanto do homem quanto na mulher.
Pode os germes atingir os órgãos circunvizinhos, complicando o decurso da doença, assim como atacar as articulações e provocar artrites com derrames.
Assinalam-se, também, a endocardite e septicemia, que constituem as manifestações mais graves. É rara a localização em outras mucosas a uretrite gonocócica ou gonorreia faz parte do grupo de doenças venéreas, sendo bastante disseminada por toda a parte.
O doente poderá acusar mal-estar febre, além de outros sintomas nos casos complicados. Em vista de se processar uma secreção purulenta uretral, consequentemente ao ataque do gonococo ao epitélio que reveste o canal, a micção ocasiona dor e sensação de queimadura. O diagnóstico de certeza se faz pelo exame microscópio do pus.
O gonococo apresenta-se aos pares, no interior dos glóbulos brancos, e tem a forma de grão de feijão. O tratamento da doença é feito pelas sulfas e antibióticos. Sua profilancia consiste em sério problema de saúde pública, devendo haver rigor no exame das pessoas contaminadas.
No homem, ela se manifesta de modo agudo, cerca de 5 dias depois do contato infectante, sob a forma de um corrimento uretral purulento. Na mulher a moléstia geralmente crônica, traduz-se por corrimento branco, mais ou menos abundante, podendo ainda ser totalmente assintomática.
A ocorrência da doença durante a gravidez e rara mas pode instalar-se nos primeiros 3 meses ocasionado aborto, ou no final da gravidez causado corioamnionite, com ruptura precoce das membranas e parto prematuro.
A criança infectada apresenta como manifestação mais comuns a conjuntivite gonocócica. Não tratada, a gonorreia pode trazer complicações, estreitamento da uretra, orquiepidimete no homem salpinguite, metrite (que podem levar a esterilidade ) na mulher. Diversos antibióticos são eficazes contra o gonococo. No Brasil, embora não existam dados precisos a cerca da doença, estima-se que sua ocorrência seja bastante elevada.