Trabalho sobre Experimento com Galináceos
Trabalho pronto escolar de biologia sobre Experimento com Galináceos.
O experimento baseou-se na observação da atuação de hormônio que são substâncias químicas, produzidos por células especializadas do corpo, e que atuam sobre outras células, modificando seu metabolismo de maneira específica.
Os hormônios sexuais têm a propriedade geral de manter os caracteres sexuais próprios de cada sexo. Isso é feita de forma direta, atuando sobre o órgão ou a função, ou de forma indireta, através da hipófise.
As gônadas exercem o seu papel fisiológico através dos seus hormônios (sexuais) que são lançados na circulação sistêmica. Estes são os andrógenos, cujo principal produtor é o testículo, com a função de manter os caracteres sexuais masculinos, e os estrógenos , produzidos principalmente pelo ovário, responsável pela manutenção dos caracteres sexuais femininos.
Cada espécie animal apresenta características sexuais diferentes. Nas aves verificamos características diferenciais bem visíveis. O macho (galo) possui cristas e barbelas bem desenvolvidas( Experimentos de Copello, M.J>, 1928), plumagem mais rica, esporões grandes, agressividade e espírito de luta. A fêmea (galinha) tem uma plumagem mais simples, cristas e barbelas pequenas, ausência de esporões e instinto maternal. (Zawadosky , 1931, em Martins, T., 1936).
O desenvolvimento nos galináceos somente se completa depois da puberdade: as gonadotrofinas acionam o funcionamento das gônadas, nas principais produtoras de hormônios sexuais.
Os caracteres sexuais dependem de fatores genéticos e hormonais. Desde o
feto até a idade adulta, as gônadas e o organismo são bipotenciais, ou seja, respondem a hormônios masculinos e feminino.
Os estímulos externos físicos e psicológicos (como a luz, o cheiro, as sensações tácteis, o calor, o frio, as drogas, as emoções o stress, a depressão) atuam sobre o sistema nervoso central e este coordena as respostas do sistema endócrino. Por exemplo, é conhecido o fato que as galinhas, mantidas sob iluminação intensa, aumentam a postura.(Foglia, V.G. em Houssay, 1980).
Os Hormônios sexuais dos seres humanos são:
Estrógenos (Estradiol, Estriol e Estrona) - glândulas secretoras: ovários .
Progesterona - glândulas secretoras: ovários
Andrógenos(Testosterona, Deidroepiandrosterona - DHEA e androstediona) - glândulas secretoras: testículos.
Os hormônios sexuais não criam funções: inibem ou estimulam funções pré-existentes. Na galinha, por exemplo, estimula o crescimento da plumagem feminina e inibe o crescimento de esporões (Foglia V.G. em Houssay, B. ª, 1980).
Os hormônios sexuais podem atuar em diferentes espécies (especificidade zoológica). Sua função depende de que seja alcançado um nível de concentração sanguínea, chamado de limiar, variável para cada órgão ou função.
Os estrógenos são um conjunto de substâncias capazes de desenvolver o estro em animais, onde primeiramente foram pesquisados por Stockard e Papanicolau (1917), Evans (1922), Allen (1922) e Doisy(1923).
-----------------------------------------
Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word, PDF, HTML ou outro para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...