Trabalho sobre Embriologia
Trabalho pronto escolar de biologia sobre Embriologia.
A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo.
Embriologia é a ciência biológica que estuda, nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.
Embriologia vegetal
As plantas superiores, que produzem sementes, formam células geradoras de gametas. São os gametófitos masculinos (micro gametófitos) e femininos (macro gametófitos), que têm origem em órgãos especializados denominados esporângios (micro esporângios e macro esporângios, respectivamente). Nas gimnospermas (plantas que não florescem nem frutificam), os micro esporângios acham-se em estruturas cônicas chamadas estróbilos e os macro esporângios em outras, também cônicas e de maior tamanho, chamadas macrostilos - que correspondem, por exemplo, às pinhas do pinheiro. Por sua vez, nas angiospermas (vegetais que dão flor e fruto), os micro esporângios correspondem a órgãos homólogos, as anteras, e os macro esporângios, aos pistilos.
Nas gimnospermas, o micro gametófito é constituído de uma célula vegetativa e outra generativa, ambas haploides (com um só jogo cromossômico, consequência do processo de divisão celular conhecido como meiose). A partir da célula generativa, durante o processo de fecundação, formam-se duas células, a pedicular e a espermatogena. O núcleo desta última se biparte, e assim a célula passa a constar de quatro núcleos haploides. Nas plantas angiospermas, o micro gametófito compõe-se de uma só célula, que contém três núcleos haploides, dois espermáticos e um vegetativo.
O macrogametófito se compõe, nas gimnospermas, de múltiplas células haplóides, várias das quais são óvulos (gametas femininos que se fundem com um núcleo espermático, para formar o zigoto) e, nas angiospermas, de sete células: uma central, com dois núcleos haplóides, e dois grupos de três células haplóides em posição polar.
Quando o micromegatófito contido num grão de pólen entra em contato com um macro esporângio, dá-se a polinização.
-----------------------------------------------
Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word, PDF, HTML ou outro para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 5 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...