Trabalho sobre a Origem da Vida

Resumo pronto de biologia sobre a origem da vida.

 216
Trabalho sobre a Origem da Vida
Origem da Vida

Processo pelo qual surge a vida na Terra e que até hoje não foi totalmente definido pela ciência. As formas de vida mais antigas conhecidas são bactérias de 3,5 milhões de anos. A reprodução dos seres vivos é controlada por substâncias chamadas ácidos nucléicos, DNA e RNA, material hereditário que passa de um organismo a outro. O desafio é esclarecer como se formaram os ancestrais dessas moléculas complexas.

Na década de 20, o bioquímico russo Aleksandr Ivanovich Oparin (1894-1980) e o geneticista britânico John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964) afirmam que as moléculas que teriam dado origem à vida surgiram em oceanos primordiais. 

Essa ideia é testada em 1953 pelos químicos norte-americanos Stanley Lloyd Miller (1930-) e Harold Clayton Urey (1893-1981), que reproduzem em laboratório as condições desses oceanos e, a partir daí, conseguem chegar a compostos orgânicos essenciais (aminoácidos).

Essa experiência e outros estudos permitem a formulação da teoria mais aceita sobre a origem da vida. Segundo ela, há cerca de 3,8 bilhões de anos a atmosfera terrestre é composta basicamente de metano (CH4), amônia (NH3), vapor d'água (H2O), hidrogênio (H) e nitrogênio (N). 

O excesso de calor provocado pelos vulcões, a radiação ultravioleta e as descargas elétricas favorecem a combinação desses elementos, resultando em moléculas orgânicas simples como os aminoácidos, açúcares e ácidos graxos. Essas moléculas se depositam nos oceanos formando o caldo primordial. Ali elas reagem e dão origem a moléculas orgânicas maiores, parecidas com o RNA (ácido ribonucleico) de hoje.

Capazes de se auto reproduzir e de evoluir, as moléculas adquirem membranas por um processo ainda desconhecido e individualizam as primeiras células, que têm RNA como seu material genético. 

Aos poucos, começam a surgir células nas quais o RNA é substituído pelo DNA, uma molécula mais estável.
Por um processo de seleção natural, a estrutura que sobrevive é a célula de DNA (ainda sem núcleo organizado - procarionte), considerada a ancestral de todos os seres vivos. 

O princípio básico da vida é a origem de algum modo de duplicação do ser vivo, movido por uma fonte externa de energia. Um ser vivo é essencialmente um motor que converte formas de energia para a realização de todas as suas atividades, desde a respiração até a reprodução. 

No caso das plantas, por exemplo, a fonte é a radiação solar, que é convertida em uma forma de energia aproveitável no processo de fotossíntese. As formas primitivas de vida passam por algum tipo de seleção natural que favoreceu as moléculas capazes de absorver energia do meio com mais facilidade e de se reproduzir mais rapidamente.