Trabalho sobre a Inconfidência Mineira

Trabalho pronto escolar de história sobre a Inconfidência Mineira.

 19
Trabalho sobre a Inconfidência Mineira

INCONFIDÊNCIA   MINEIRA

A crescente falta de alternativas econômicas acabou levando a elite mineira a considerar a idéia de um movimento revolucionário. Em 1788, os boatos sobre a derrama produziram o elemento que faltava para a decisão. Os membros da elite tornaram-se conspiradores. Em pouco tempo, traçaram um plano para desencadear um movimento de independência. A revolta deveria coincidir com a derrama imposta pelo odiado governador. Na condição de grandes proprietários e membros influentes da sociedade, passaram a juntar recursos e aliciar adeptos. Mas, antes do dia marcado, um dos conspiradores, Joaquim Silvério dos Reis, traiu os amigos, permitindo a reação do governo. 

LÍDERES DA INCONFIDÊNCIA 

Entre os inconfidentes com funções importantes no governo e na vida mineira, destacam-se: 

Tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade. Filho do governador Gomes Freire de Andrade, ocupava o cargo de comandante militar de Minas Gerais. Era dono de fazendas e minerador, além de ser casado com uma filha do capitão-mor (o equivalente a prefeito) de Vila Rica. 

José Álvares Maciel. Cunhado de Paula Freire, tinha 28 anos na época da Inconfidência. Nascido em Ouro Preto, estudou em Coimbra e depois viajou por um ano pela Inglaterra para estudar química e ver o funcionamento dos contatos estabelecidos com o norte-americano Thomas Jefferson. 

-----------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 6 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos