Trabalho sobre a Crise do Escravismo

Trabalho pronto escolar de história sobre a Crise do Escravismo.

 39
Trabalho sobre a Crise do Escravismo

A Dependência da Inglaterra

Desde que D. João fugiu de Portugal para o Brasil, com a proteção da esquadra inglesa, seu governo ficou dependente da Inglaterra. Os comerciantes ingleses tinham tantas vantagens que se tornaram um grupo influente e poderoso com relação ao governo português.

Como o Brasil passava por problemas econômicos, começou a se preocupar em diminuir às importações e produzir aqui diversos produtos. Ora, isso não interessava à Inglaterra, que estava em plena Revolução Industrial. Além disso, as colônias inglesas produziam açúcar e no Brasil a produção do açúcar era grande e movida pela mão-de-obra escrava , e fazia concorrência ao açúcar inglês . Essa situação não agradava a Inglaterra que mantinha Portugal e consequentemente o Brasil sob seu comando, por causa de diversos tratados políticos. 

Interesses Ingleses

A decisão da Inglaterra de lutar contra o tráfico de escravos foi mais por causa dos interesses econômicos do que por motivos humanitários.

Para os ingleses, se houvessem poucos escravos no Brasil haveria menor produção de açúcar e se, os trabalhadores recebessem pelo seu trabalho, mais pessoas teriam dinheiro para comprar as mercadorias produzidas pelas fábricas inglesas.

-------------------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 4 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos