Trabalho II sobre o Sudeste

Trabalho pronto escolar de geografia sobre a Região Sudeste.

 83
Trabalho II sobre o Sudeste

Desde o início da colonização de Brasil, os portugueses, sabendo das riquezas minerais descobertas na parte da América pertencente aos espanhóis (México e Peru), tentavam a todo o custo descobri-las em nosso território.

Com a descoberta do ouro, no final do século XVII (1690), no atual estado de Minas Gerais, na região das cidades de Sabará, Mariana e Ouro Preto, surgiu para Portugal uma nova fonte de renda muitas vezes superior ao açúcar, que entrava em decadência.

A partir dessa época, como decorrência da corrida do ouro, o espaço do Sudeste começou a ser ocupado e organizado.

Com a descoberta do ouro e, depois, dos diamantes (1729), as expectativas de um rápido enriquecimento passaram a atrair um grande número de pessoas para a região das Minas Gerais, dando origem a vários núcleos de povoamento (os arraiais) que logo se transformariam em vilas e cidades.

Ao lado dos senhores de engenho nordestinos surgiu uma nova figura na sociedade colonial brasileira: o senhor de lavras, que, ao contrário dos primeiros, vivia na cidade, dando origem a um processo de crescimento urbano bastante acelerado.

Os primeiros descobridores de ouro nas gerais foram os paulistas. Entretanto, em virtude de conflitos que começaram a haver entre eles e os portugueses (apelidados de emboabas) que para cá vieram explorar os minerais, alguns paulistas decidiram caminhar rumo ao oeste em busca de novas jazidas de ouro e diamantes, fixando-se, por fim, em territórios dos atuais estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (1718) e Goiás(1725).

Mas não foi só a atividade mineradora que propiciou o surgimento de núcleos de povoamento nesse período.

A necessidade de abastecer a população dedicada à mineração levou ao desenvolvimento de atividades agrícolas e comerciais no sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, além da criação de gado no Sul do Brasil.

O comércio de bovinos e principalmente de muares (mulas), que os paulistas buscavam no Sul para vender na região das minas, proporcionou o aparecimento de pousadas ao longo dos caminhos entre essas duas regiões. Muitas dessas pousadas deram origem a importantes cidades paulistas da atualidade como Franca e Sorocaba, e Passa Quatro, em Minas Gerais.

----------------------------------------------

Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.

Trabalho original com 9 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.

Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...

Arquivos