Trabalho II Colônia no Brasil
Trabalho pronto escolar de história sobre a Colônia no Brasil.
Poder: As câmaras municipais representavam o poder local da colônia. Era controladas pela classe dominante - os chamado homens bons (proprietários de terras, escravos, e gado que formavam a aristocracia rural).
Funções das Câmaras: Estabelecer preços de mercadorias, propor e realizar tributos, cuidar da construção dos povoados, fiscalizar a atuação dos funcionários e delegados do rei.
A partir da metade do século XVII, o Rei de Portugal procurou cortar os poderes das Câmaras porque chocavam-se com a vontade de controle da metrópole.
Domínio Espanhol
Questão dinástica
União Ibérica:
União dos reinos de Portugal e Espanha ( 1640-1680 ).
Em 1578, o jovem rei de Portugal, dom Sebastião morreu lutando contra os árabes na batalha de Alcácer Quiber, sem deixar descendentes.
O trono do rei foi assumido por seu tio-avô, Dom Henrique , que faleceu dois anos depois. Felipe II., ele da Espanha e neto de Dom Manuel acabou vencendo os demais pretendentes do trono e conquistando a coroa portuguesa.
Felipe II., afirma um tratado com as cortes portuguesas em 1581. (Juramento de Tomar ). Este acordo concedia certa autonomia a Portugal, assegurando, por exemplo, o idioma Português, o comércio entre Portugal e suas colônias continuavam sendo realizado por embarcações portuguesas. Alterações ocorreram depois:
Ordenações Filipinas
Ordenações Manuelinas
Consequências: A Espanha promove um embargo econômico contra a Holanda e esta sentindo-se prejudicada, funda a companhia das Índias Ocidentais.
-----------------------------------------------------
Arquivo ZIP contendo trabalho pronto em documento do Word para você copiar/editar como desejar.
Trabalho original com 5 páginas enviado por antigos usuários do SOSEstudante.com.
Necessita revisão, ajustes e/ou correções ortográficas.
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO ABAIXO...