Trabalho de Biologia sobre Mitose
Resumo pronto de biologia sobre a mitose.
Processo pelo qual as células de animais se dividem, produzindo, cada uma, duas células idênticas à original. A reprodução de células-filhas iguais à original tem como finalidade repor as células mortas no organismo e possibilitar o aumento do número delas na fase de crescimento. Outro processo de divisão celular é a meiose, que produz duas células com metade dos cromossomos da célula-mãe.
No período que antecede a mitose ocorre a duplicação dos cromossomos, numa etapa denominada interfase. Então, os filamentos simples de cromossomos passam a ser duplos, recebendo o nome de cromátides. Nas células humanas, os 23 cromossomos passam a ser 23 pares, unidos por um ponto denominado centrômero.
A divisão da célula realiza-se em cinco diferentes fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase - No núcleo da célula, os cromossomos condensam-se e passam a ser cada vez mais curtos e grossos. No citoplasma, massa fluida dentro da célula na qual o núcleo está mergulhado, os dois centríolos (organoides que se localizam no núcleo e respondem pelo movimento dentro das células) se duplicam e começam a migrar em direções opostas.
Prometáfase - A membrana nuclear rompe-se e os cromossomos espalham-se pela célula. Estes irão se prender no conjunto de fibras, cujas extremidades terminam próximas dos centríolos, agora já localizados em polos opostos na célula.
Metáfase - O conjunto de fibras, denominado fuso acromático, forma uma "ponte" entre os dois centríolos, que estão localizados nas extremidades da célula. As cromátides permanecem no meio da célula.
Anáfase - Os centrômeros rompem-se, os pares de cromossomos separam-se em lotes idênticos e são puxados para os polos opostos da célula na direção dos centríolos, indo constituir o núcleo das células-filhas.
Telófase - Os cromossomos de cada polo entrelaçam-se, de modo que não se pode mais distingui-los separadamente, até ficar invisíveis e ser envolvidos dentro de um novo núcleo. As fibras do fuso desaparecem e a célula começa então a se dividir, dando origem a duas células independentes.