Resumo sobre o Modernismo no Brasil - Antropofagia
Trabalho pronto escolar de literatura sobre o Modernismo no Brasil - Antropofagia.
Antropofagia
Os objetivos imediatos da Semana de Arte Moderna estavam, em parte, atingidos. Após esse impacto inicial, o Modernismo desenvolveu-se e solidificou-se com uma série de movimentos, por vezes complementares, por vezes opostos.
Como vimos, Mário de Andrade, junto com outros poetas, insistira na redescoberta da poesia pura, genuína , livre.
Oswald de Andrade, por sua vez, assumiria uma atitude mais radical e revolucionária. Junto com Antônio Alcantra Machado, e Raul Bopp, fundou o movimento nativista Pau-Brasil, cujas preocupações principais eram:
a) explorar assuntos nacionais, telúricos e primitivos;
b)abolir a barreira tradicional entre poesia e prosa;
c) renovar a linguagem na sintaxe e no estilo;
d) valorizar a invenção e a surpresa.
Os postulados básicos do movimento, portanto estavam lançados. O Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de 1924, seria, posteriormente, ampliado pelo Manifesto Antropófago, de 1928.
Modernismo no Brasil
Verde-amarelíssimo
Em 1924, dentro do Modernismo surgiu o Movimento Verde-Amarelo, de cunho declaradamente nativista, em oposição ao Movimento Antropófago.
Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia, Plínio Salgado estavam na liderança do movimento, já iniciado por Ronald Carvalho.
A linha nacionalista dentro das letras seria também reforçada por dois grupos - da Anta e da Bandeira - sob decisiva influência de Menotti del Picchia que dizia: A arte brasileira deve ser brasileira, isto é, girar na ambiência física e moral de nossa terra e do nosso povo.