Resumo sobre o Modernismo em Portugal

Trabalho pronto escolar de literatura sobre o Modernismo em Portugal.

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Resumo sobre o Modernismo em Portugal

Modernismo em Portugal:

No início do Séc. XX, havia um sentimento geral de que não era mais possível renovar a arte tradicional. As escolas literárias repetiam suas fórmulas. A superficialidade convivia com a crença de que a evolução tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo.

No entanto, um movimento  forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.

Modernismo, não foi apenas produto de uma evolução estética: ele decorreu de todo um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, música arquitetura, cinema, etc. A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das águas...

Nesse contexto surgiram as vanguardas europeias, que antecederam e originaram o Modernismo literário. Vanguarda vem do francês e significa extremidade dianteira dos exércitos em luta. E a literatura de vanguarda foi realmente combativa, polêmica, desbravadora e irreverente. Os vanguardistas da época valiam-se do deboche, da ironia e da luta verbal com o objetivo de substituir a arte passadista pela arte moderna.

As principais vanguardas europeias foram:

a. Cubismo.

b. Futurismo. 

c. Dadaísmo

d. Surrealismo.

Todas essas vanguardas tiveram um caráter agressivo, experimental, demolidor e inovador. Combatiam o racionalismo e o objetivismo das teorias científicas do Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e pregavam o irracionalismo. Com isso, buscavam uma compressão mais subjetiva do homem, voltada mais para seu interior que para seu exterior.

De 1940 a nossos dias, o Modernismo português desenvolveu várias tendências; Neorrealismo. Ecletismo, Humanismo dramático, Realismo contraditório e Experimentalismo polivalente. 

Características:

A) atitude irreverente em relação aos padrões estabelecidos;

B) reação contra o passado, o clássico e o estático;

C) temática mais particular, individual e não tanto universal e genérica;

D)preferência pelo dinamismo e velocidade vitais;

E) busca do imprevisível e insólito

F) abstenção do sentimentalismo fácil e falso;

G) comunicação direta das ideias: linguagem cotidiana.

H) esforço de originalidade e autenticidade;

I) interesse pela vida interior (estados de alma, espírito..)

J) aparente hermetismo, expressão indireta pela sugestão e associação verbal em vez de absoluta clareza.

K)valorização do prosaico e bom humor;

L) liberdade forma: verso livre, ritmo livre, sem rima, sem estofarão preestabelecida.

Principais representantes :

Três grandes gerações de autores:

1ª geração - o Orfismo : Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e outros;

2ª geração - o Presencismo: José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e outros;

3ª geração - o Neorrealismo: Alves Redol, Ferreira de Castro, Jorge de Sena e outros.