Resumo sobre o Liberalismo Econômico
Trabalho pronto escolar de literatura sobre o Liberalismo Econômico.
Antecedentes: Fisiocracia - No século XVIII, os economistas franceses Kuesnay Gurnay criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia o liberalismo econômico baseado no governo de natureza, no qual a agricultura com base na terra consistia na principal riqueza.
Conceito: Sistema econômico, implantado à partir do século XVIII, com a ascensão da burguesia ao poder político que objetivava a não intervenção do estado na economia, livre oferta, a livre procura, enfim o “Leizze Faire, laizze passer”. (deixar fazer, deixar passar.)
Princípios:
- Existência de leis naturais em economia por exemplo a lei da oferta e da procura.
- Livre concorrência e livre cambismo
- Defesa da propriedade privada
- Liberdade de contrato
- Combate ao Mercantilismo
- Divisão internacional do trabalho
Filósofos:
Adam Smith - ( 1723-1790) - Elaborou sua principal obra denominada “Riqueza das nações”, na qual acentuo as bases do liberalismo econômico, sendo por isso considerado o iniciador da economia como ciência autônoma. Defendia um novo sistema econômico baseado na plena liberdade de concorrência do qual lei da oferta e da procura regulava a produção e a distribuição das riquezas. Para Smith, o trabalho aliado ao capital é o fator determinante da riqueza. Na teoria da produtividade do trabalho ele afirma que a eficácia deste provém essencialmente da divisão do trabalho.