Resumo sobre o Folclore

Trabalho pronto escolar de história sobre o Folclore.

 24
Resumo sobre o Folclore

Folclore

Lendas 

Narrativa fantástica ou mítica, quase sempre, em sua origem histórica, que a tradição popular oral e escrita conserva, mas vai com o correr dos anos alterando lentamente. 

Caipora

É um dos gênios da floresta, representado geralmente como um pequeno índio, escuro, ágil, fumando sempre cachimbo, reinando sobre tudo o que existe na mata. Quem o encontra fica infeliz nos negócios e em tudo o que empreende, daí a origem da expressão muito nordestina ( ESTOU CAIPORA) , com o sentido de falta de sorte. O Caipora se apresenta como possuindo uma cabeleira hirta, olhos de brasa, cavalgando porco ou caititu e agitando um galho de japenga.

Curupira

O Curupira é representado como um garoto (moleque) de cabeleira vermelha, é invertidos: dedos para e calcanhar para frente. É o protetor das árvores e da caça, senhor dos animais que habitam a floresta. Não é um gênio bom, é antes enganador e mesmo assassino: os seus pés virados deixam rastros falsos no chão, iludindo os perseguidores. Engana viajantes e caçadores, transviando-os dentro da mata com assobios e sinais falsos.

Saci - Pererê

Mito do folclore brasileiro, bastante difundido de norte a sul. É inegavelmente de procedência ameríndia de fonte tupi-guarani. Um negrinho de um pé só, com carapuça vermelha e cachimbo na boca. É uma espécie de duende que vive a noite, a perturbar viajantes e tropeiros, pedindo fumo e fazendo-os errar caminhos. Dizem ainda que, de noite, costuma fazer trança nas crinas dos cavalos e assobiar e gritar: '' Saci-Pererê, minha perna dói como o que !"