Resumo sobre o Avanço do Eixo - A Segunda Guerra Mundial
Trabalho pronto escolar de história sobre A Segunda Guerra Mundial.
As tropas alemães deveriam sair da Alemanha e partir para o país inimigo, o mais rápido possível => é a chamada Guerra Relâmpago (Blitzkrieg). Na I GM havia a guerra de movimentos, na II GM vai ser a guerra relâmpago. Deveriam se locomover o mais rápido possível para que o inimigo não tenha tempo para armar seu sistema de defesa => por terra vem os tanques (Panzers) e os caminhões transportando as tropas; pela água, se for o caso, vão os navios da marinha de guerra; e o mais importante, pelo ar, usando a aeronáutica (Luftwaffe - nome da aeronáutica de guerra alemã).
Todos vão ser pegos de surpresa. Apesar deles terem declarado guerra à Alemanha, quem vai ser pego de surpreso serão os declaradores, pois Hitler já planejava tudo a um longo tempo. Então, Hitler vai invadir a França, mas não vai atacá-la pela Renânia, e sim, pelos Países Baixos.
A França já tinha grupos fascistas, então, quando Hitler chega em Paris, este vai encontrar um grupo de franceses batendo continência para ele. Esses franceses vão ser chamados de colaboracionistas (são os franceses nazistas) e eles vão fundar uma república, é a França de Vicky (vicky => são os nazistas franceses). Eles vão ser governados pelo marechal Petáin. Então, no país da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", vai haver um Estado Fantoche Nazista escorado no poder de Adolf Hitler.
Com isso, ficava praticamente impossível dos Aliados ganharem a guerra. Em 1940, o destino da guerra já estava praticamente selado, pois Hitler já tinha invadido quase todos os Estados => Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia e em cada um desses países ele vai pondo Estados Fantoches (Estados que obedecem o Nazismo), ainda invadiu a Áustria, a Polônia e a França, Espanha e Portugal já eram fascistas, portanto, o único que restou foi a Inglaterra. Mas, Hitler não vai conseguir ganhar dos ingleses. EQUILÍBRIO (1941-42)
Hitler não vai conseguir invadir a Inglaterra por água porque a Marinha de Guerra da Inglaterra era uma das maiores do mundo e também não vai conseguir invadir pelo ar (entra mas não consegue pousar), graças à atuação da aeronáutica inglesa. Eram 2700 caças de guerra alemães contra apenas 900 caças ingleses (piores e mais velhos). Hitler não vai conseguir invadir por uma série de erros e não consegue acabar com o espírito de guerra do cidadão britânico, porque na Inglaterra há o 1.º Ministro Sir Winston Churchill que, mesmo Londres estando muito destruída, vai realizar um discurso no rádio falando para o inglês resistir => se fosse para cair que fosse lutando, e não, se entregando como fizeram os franceses. Churchill ainda diz que o cidadão inglês tem que lutar na terra, na água e no ar e que a única coisa que ele poderia prometer para o inglês era o sangue, o suor e as lágrimas.
A Batalha da Inglaterra vai ser a maior batalha aérea (foram vários dias). E, nessa batalha, os aviões ingleses vão conseguir derrubar muitos aviões alemães. Um dos principais fatores da derrota da Luftwaffe (aeronáutica alemã) foi que os alemães não se revezavam nos voos e um único piloto chegava a voar 72 horas seguidas e isso acabava cansando o alemão (como Hitler considerava o alemão ser a raça superiora, este não deveria se cansar) e acabava sendo atingido pelo inglês (descansado).
Como Hitler acaba sendo derrotado, ele desiste de invadir a Inglaterra (Churchill diz: "nunca tantos deveram tão pouco" - referindo-se aos pilotos ingleses) e vai invadir a URSS (foi um erro => vai estar abrindo outra frente de guerra) em 1941.
Como o pacto Ribbentrop-Molotov só acabava em 1944, Stálin não achava que Hitler o invadiria antes desta data (mesmo seus conselheiros tendo o avisado do perigo), mas não foi isso o que aconteceu. Hitler vai atacar a URSS também usando a técnica do Blitzkrieg (Guerra Relâmpago) com uma tropa gigantesca e para não cometer o mesmo erro de Napoleão, ele vai invadir a URSS no verão e achava que em 3 meses já teria invadido o país e não teria que passar pelo forte inverno.
Hitler invade e fica na cidade de Stalingrado. Todos dizem que Stálin fracassou e este fica tão nervoso que vai distribuir armas para todo mundo (não importando a idade ou sexo). Quando o alemão chega em Stalingrado, vai estar todo mundo armado e alemães vão ser mortos por crianças e velhos. O problema é que Hitler não vai conseguir invadir com os 3 meses de verão e chega o inverno => ninguém tinha levado roupa de frio, os alemães começaram a passar frio, a aeronáutica fica impossibilitada, os tanques afundam no gelo e a gasolina dos caminhões congelaram, aí, ficou fácil para o russo que já está acostumado com o frio.
Portanto, Hitler começou 2 frentes de batalha e não terminou nenhuma das duas. Para piorar ainda mais, o japonês resolve entrar na guerra e ataca os EUA (base Pearl Harbor), afundando alguns porta-aviões e matando 2 mil americanos. Aí, os EUA entram na guerra e declaram guerra a todos os países do Eixo.
REFLUXO DO EIXO (1943-45)
Em Teerã (1943), a capital do Irã, é onde ocorre a Conferência de Teerã: reunião entre EUA, URSS e Inglaterra (Aliados) para decidir por onde ocorreria a invasão (nessa data Hitler já sabia que ia perder, porque todas as suas forças estavam espalhadas por inúmeros pontos da Europa - está combatendo no leste europeu, norte da África, Mediterrâneo e todo o ocidente; as indústrias alemãs já estão no ápice de produção, mas não conseguem suprir as necessidades). Eles decidiram que a invasão (desembarque) aconteceria na Normandia (norte da França), mas se os alemães estivessem nessa região, o desembarque seria um grande fracasso. Então, eles vão elaborar um plano para mover as tropas alemãs para outra região do país => vão pegar um soldado morto e colocar nele a roupa de um general, criar uma identidade falsa e, junto com ele, vão deixar um plano de desembarque (falso) que aconteceria no sul da França. Aí, o serviço secreto alemão (Gestapo) descobre o "plano" e veem se esse general existia, mas vão ver a ficha dele (falsa) e o Gestapo continua com o trabalho de espionagem e detecta mensagens (também falsas) que "comprovavam" o desembarque no sul do país.
As tropas são levadas para o sul do país e, quando percebem, a invasão já havia acontecido no norte. Aí, Hitler já vai estar escondido em seu Bunker (Fortaleza). Em 1943, o destino já está selado. Ocorre a queda da Itália => A Itália derruba Benito Mussolini, aí Hitler o põe de volta no poder em 1944, mas ele acaba caindo de novo e vai ser preso, fuzilado e vai ser pendurado de ponta-cabeça para que todos os italianos cuspissem em cima do cadáver. Isso também foi feito com os demais italianos ligados ao fascismo.
Quando ocorre a queda da Alemanha, já havia acontecido a 1.ª grande reunião (Conferência de Yalta - 1945 - Churchill, Roosevelt e Stálin) entre Inglaterra, EUA e URSS. A Conferência de Yalta marca a divisão do mundo em 2 blocos (preparação para a Guerra Fria) => Stálin havia socializado todos os países por onde passou (leste europeu - ele acaba com o nazismo e institui o socialismo) e criou uma zona de segurança que impede que o americano o ataque. A Alemanha vai ser dividida em 3 partes (uma para Inglaterra, outra para França e outra para URSS). O clima na conferência é de amizade. Aconteceu em fevereiro de 45 e Hitler cai em 07/05/45.
Hitler quando percebe que tudo está perdido, diz: " Nada me restou, a liberdade não foi mantida, a honra não sobreviveu, não houve desapontamento que não tivesse, todo mal já me foi feito". Depois disso, ele atira em seus cachorros, casa-se e depois mata sua amante Eva Brown e depois se suicida. Outro líder, Goering, também mata sua família e se suicida. O resto dos líderes nazistas, ou são presos na Europa, ou fogem para a América do Sul.
Quando Hitler se mata, acaba o grande perigo e quando isso acontece, começa um novo conflito => EUA X URSS. Acontece a Conferência de Potsdam (1945) (Potsdam é um castelo que fica na periferia de Berlim). O presidente Roosevelt (elemento de equilíbrio) morreu e quem assume no lugar é Harry Truman que ameaça Stálin com o armamento nuclear que os americanos já possuíam. Isso aconteceu em julho de 45 e para provar que estava falando a verdade, em agosto de 45, ele joga 2 bombas nucleares em cima do Japão (Hiroshima e Nagasaki) (Queda do Japão e fim da II GM) e fez isso para assustar Stálin. Mas Stálin diz que também tem o armamento. A Conferência de Potsdam acaba consolidando a divisão e os governos que deveriam ser provisórios no socialismo, se tornam permanentes. A Alemanha que deveria ser tripartida, foi dividida em 4 (um pedaço vai para a França), com isso, Stálin fica com apenas 1/4 da Alemanha. Berlim também vai ser dividida em 4.