Resumo sobre Karl Marx
Trabalho pronto escolar de filosofia sobre Karl Marx.
Karl Marx
O Capitalismo Gera o seu próprio coveiro
Aqui você encontrará algumas informações sobre Karl Marx, um homem que não só sonhou, mas formulou uma linha de ação concreta sem utopias, para revolucionar definitivamente este mundo, para torna-lo um mundo justo e igualitário, sem miséria, um mundo voltado para quem realmente o faz, um mundo dos TRABALHADORES. Marx analisou a sociedade capitalista de um modo científico, mostrando que os capitalistas, detentores dos meios de produção, exploram os trabalhadores se apropriando da Mais-Valia (trabalho que o operário faz sem receber por isso - o que é a maior parte do trabalho). Gerando assim fome, miséria desigualdade, em fim, classes sociais cada vez mais antagônicas, de um lado os explorados (a grande maioria da população) e de outro os exploradores(em menor número mas com um poder econômico gigantesco).
Dessa forma clara Marx expôs a o sistema de exploração capitalista, por isso Marx e os companheiros que estão nesta página são tão combatidos pela imprensa burguesa dos países Capitalista. " Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução Comunista! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Tem um mundo a ganhar " "Trabalhadores de todos os países unidos! "
Manifesto Comunista
Karl Marx e Friedrich Engels
Biografia
Karl Heinrich Marx (1818-1883), filósofo, economista e militante revolucionário alemão. Estuda filosofia nas universidades de Berlim e Iena. Em 1842 assume em Colônia a chefia da redação do Rheinische Zeitung. Seus artigos pró-democracia irritam as autoridades e o levam a exilar-se em Paris dois anos depois. Ali conhece Friedrich Engels, de quem se torna grande amigo e colaborador até o fim da vida.
Em 1848 escrevem o Manifesto comunista, em que Marx e Engels afirmam que a solidariedade internacional dos trabalhadores em busca de sua emancipação supera o poder dos Estados nacionais em busca da libertação da exploração capitalista.
Junto com Engels prega uma revolução internacional que derrube a burguesia (Capitalismo) e implante o socialismo e após o comunismo, formando assim uma nova sociedade, uma sociedade sem classes. Publica em 1867 o primeiro volume de sua obra mais importante, O Capital. Os volumes seguintes dessa obra, para a qual reuniu vasta documentação, seriam publicados somente depois de sua morte. Para Marx, o capitalismo é a última forma de organização social baseada na exploração do homem pelo homem.