Resumo sobre Ernesto Guevara de la Serna
Trabalho pronto escolar de personalidades sobre Ernesto Guevara de la Serna.
Ernesto "Che" Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, Argentina.
Foi criado por uma família tradicional, donos de terras. Sua mãe, Célia, é a que mais cuidava da educação de Che. O pai, arquiteto, engenheiro e militante político, ficava mais distante.
Sua adolescência foi marcada pela Guerra Civil Espanhola e depois pela Segunda Guerra Mundial, quando o seu pai forma a Ação Argentina (organização antifascista), no qual "Che" participa.
É liberado do exército por causa da asma e forma-se em Medicina pela Universidade Nacional de Buenos Aires.
Em 1952 começa uma aventura pela América Latina, escreve todas as suas viagens em seu "Diário de Viagem" (Diário de Viaje, livro publicado em inglês no ano de 1970), no qual se nota seu grande conhecimento pela política, novas culturas e o choque com a pobreza, a injustiça e a arbitrariedade que encontrou pelo caminho.
Sua luta continuou: Junto com 18 homens, entraram em Sierra Maestra, na ilha de Cuba para no ano de 1959, tomar a cidade de Havana e, de uma vez por todas por fim ao imperialismo norte-americano que habitava a pequena ilha. Os Estados Unidos estabeleceram um embargo econômico junto à mesma para que se fosse encerrada a Revolução. Com a ajuda da URSS, Cuba foi se protegendo e nada disso adiantou.
Che foi nomeado chefe do Banco Central Cubano, mas não ficou por lá muito tempo. Foi a África combater pelo comunismo, mas sem sucesso. Logo após voltar a Cuba, novamente incurso em nova campanha na Bolívia. No dia 9 de outubro de 1967, foi assassinado covardemente por oficiais Bolivianos (patrocinados pela CIA).