Resumo sobre a Redemocratização

Trabalho pronto escolar de história sobre a Redemocratização.

 25
Resumo sobre a Redemocratização

Redemocratização

Com o golpe de março de 1.969, o Brasil viveu um longo período de governos autoritários. O povo deixou de eleger seus governantes. Os presidentes eram escolhidos pelos chefes militares, e essa escolha sempre recaía sobre um militar de alta patente. Assim, em vinte anos, fomos governados por dois presidentes marechais, três generais e uma junta formada pelos três ministros militares. Nesse período, o Congresso Nacional foi fechado três vezes por tropas do Exército, e o Poder Executivo, exercido autoritariamente. Com a aproximação do término do governo do general Figueiredo, a população começou a se preocupar com a sucessão presidencial. A constituição previa eleição direta para a escolha do presidente e o Colégio Eleitoral que o elegia era composto, em sua maioria, por membros do partido do governo, o PDS. Mas a população, que já tinha eleito por voto direto os governadores de Estado, desejava agora eleger também diretamente o presidente da república.

Embora não tivesse sido direta, a eleição de Tancredo representava o anseio de mudança da grande maioria da população. Esperava se o fim do autoritarismo, que já durava vinte anos, uma reforma política no país, com a elaboração de uma nova Constituição, e mudanças na economia. No entanto , no dia 14 de março de 1985, um dia antes da posse, Tancredo Neves foi hospitalizado. Um mês depois, no dia 21 de abril, após Ter sido submetido a várias cirurgias, Tancredo Neves veio a falecer sem Ter tomado posse do cargo para o qual foi eleito. José Sarney assumiu a Presidência da República num momento difícil. A elaboração de uma nova constituição para o país foi o fato mais importante ocorrido durante o governo de Sarney. Depois de muitos trabalhos , finalmente no dia 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição, estabelecendo uma nova ordem política para o país . No plano econômico , o governo Sarney enfrentou muitas dificuldades.

Mas apesar de todos os planos , a inflação continuou crescendo e a estagnação econômica ameaçava o país. Em meio a essa crise econômica, em novembro de 1989, vinte e nove anos depois da última eleição direta, o povo teve direito de eleger o presidente da República que iria governar por cinco anos o destino do país.