Resumo Contos Escolhidos - Rubem Braga
Resumo do Livro Contos Escolhidos de Rubem Braga.
Rubem Braga estreou na década de 30, insurgindo-se contra as tendências políticas do Estado Novo. Desde então, é considerado um dos mais importantes cronistas da nossa literatura, reafirmando a crônica como gênero literário moderno.
O escritor recolhe seu material narrativo dos fatos da vida cotidiana e dos acontecimentos vividos em seu tempo - procedimento que caracteriza o gênero.
Não é raro ter como recurso uma pretensa "falta de assunto" para ir desfiando uma conversa morosa, simulando "procurar" um fio, para deixar rolar seu profundo lirismo. Algumas vezes, toma como ponto de partida uma observação geral para, depois, adentrar a narrativa com sua pessoalidade.
Os assuntos podem ser recolhidos das fontes fornecidas pela memória, como a infância em Cachoeiro do Itapemirim (ES), mocidade, seus amores e suas experiências como profissional do jornalismo, todos são emoldurados por cenários que, geralmente, têm o mar como pano de fundo. Na paisagem, merecem sua atenção as árvores e, principalmente, os pássaros, uma de suas grandes paixões.
Sua linguagem é simples e direta. Busca em expressões do dia-a-dia a força da palavra, deixando-se envolver pelo mistério de trabalhar com a escrita, sempre consciente do valor de cada uma de suas mensagens.